fusão - PSL - DEM
Presidente do DEM, ACM Neto, negocia fusão com o PSL: novo partido irá nascer grande.| Foto: João Alvarez/Sistema FIEB

Por 41 votos a 0 e sem abstenções, a Executiva Nacional do DEM aprovou nesta terça-feira (21) a continuidade de conversas com o PSL sobre uma possível fusão entre os partidos e a convocação de uma convenção nacional para deliberar sobre a unificação entre as legendas. As conversas fazem parte das tratativas de ambas as siglas em se tornar a maior do Congresso e capitanear a "terceira via" nas eleições de 2022.

Dos 62 membros da Executiva Nacional, 40 estiveram presentes. Com o voto do presidente nacional da sigla, ACM Neto, ficou autorizado, por unanimidade, que ele poderá manter as conversas com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, sobre a possibilidade de fusão entre os partidos.

Membros da Executiva do DEM consultados pela reportagem avaliam, contudo, que as discussões poderão se arrastar por até 90 dias. Ou seja, uma definição sobre a fusão entre ambos os partidos pode sair somente ao fim de 2021 ou no início de 2022.

Uma vez acordada a unificação com o PSL, ACM Neto convocará a convenção nacional da sigla para, enfim, votar a fusão. Um dos motivos pelo qual o processo pode ser demorado é a dificuldade de se atingir o acordo sobre a distribuição de diretórios estaduais, como explicou a Gazeta do Povo.