Decisão do ministro Edson Fachin, do STF, anulou as condenações do ex-presidente Lula.
O ministro Edson Fachin, do STF| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, afirmou nesta quinta-feira (22) que as eleições - chave do processo democrático - estão sendo questionadas por “atores políticos” que almejam sequestrar o poder”. A declaração foi feita durante um evento do Transparência Eleitoral Brasil.

"A chave, nada obstante, para a preservação da experiência democrática, está sendo questionada por atores políticos interessados que almejam sequestrar o poder, estabelecendo um regime de inverdade consensual, um acordo sobre a mentira que é fruto desses tempos denominados de pós-verdade, o que a rigor é a antessala, é um pré-fascismo", disse Fachin.

"No Brasil de hoje não é de se espantar que um líder populista se recuse a obedecer as regras vigentes, que queira suas próprias regras para disputar as eleições e que se recuse a ter seu legado escrutinado pela sociedade no bojo de uma eleição política. É disso que se faz a democracia, de eleições periódicas", disse o ministro.

Uma reportagem do Estadão publicada hoje fala sobre suposta condição de voto impresso auditável para a realização das eleições 2022.