O ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
O ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.| Foto: Marcelo Andrade/ Arquivo Gazeta do Povo

Denunciado pelo ataque hacker e roubo de mensagens dos celulares de autoridades, incluindo procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato e do ex-juiz Sérgio Moro, Walter Delgatti, conhecido "Vermelho", prestou novo depoimento nesta sexta-feira (18), no âmbito do processo criminal em curso na 10ª Vara Federal de Brasília. Ele reconheceu ter invadido os aparelhos, mas negou integrar uma organização criminosa montada para praticar crimes cibernéticos bancários.

Então estudante de Direito, Delgatti disse que era admirador da Lava Jato e teve a ideia de invadir o celular do então coordenador da força-tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol, depois de ouvir uma palestra dele na faculdade e se "identificar muito" com o procurador. A motivação, segundo "Vermelho", foi saber quem seria preso e os "crimes do país".

"Eu apoiava a Lava Jato. É só ver meus posts nas redes sociais, em Facebook, que eu sempre apoiei a Lava Jato. Eu era contra PT, contra Lula, e apoiava o Sérgio Moro, o Deltan", afirmou. A versão do hacker é a de que, ao ler as mensagens, ele começou a "entender o que a Lava Jato fez de mal ao País".