Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Deputados bolsonaristas, do partido Novo e de outros oito partidos divulgaram uma carta em que exigem alguns compromissos para apoiar um candidato a presidente da Câmara dos Deputados. Assinam a carta, 29 parlamentares. "O grupo de parlamentares que assinam esse manifesto, ciente do peso da responsabilidade do cargo, cobra compromissos que o candidato à presidência da Câmara deve assumir para receber o seu apoio", diz o documento publicado pelo site O Antagonista.

Os deputados pedem que candidato se comprometa a realizar uma ampla reforma no regimento interno da Câmara, "que garanta a previsão de mecanismos de obstrução mais inteligentes, o compartilhamento de decisões com o Colégio de Líderes, e a redução do número de Comissões Permanentes, atualmente em 25". Eles exigem que, se eleito, o presidente delegue responsabilidades com outros líderes, e que as data das sessões e a pauta de votações sejam definidas com pelo menos uma semana de antecedência.

Além disso, pedem a otimização dos trabalhos legislativos. Os parlamentares pontuaram também as votações consideradas prioritárias para o próximo ano: "Reforma Tributária; Reforma Administrativa; PEC do Pacto Federativo; Privatização da Eletrobras; Demais privatizações que forem enviadas pelo governo; Prisão em 2ª Instância; Fim do Foro Privilegiado; Reforma Política; Fim dos supersalários".