Um grupo de 17 deputados estaduais de São Paulo enviou nesta segunda-feira (7) um pedido de cassação do deputado Arthur do Val (Podemos-SP) por quebra de decoro parlamentar.
Um grupo de 17 deputados estaduais de São Paulo enviou nesta segunda-feira (7) um pedido de cassação do deputado Arthur do Val (Podemos-SP) por quebra de decoro parlamentar.| Foto: Arquivo/Agência Alesp

Um grupo de 17 deputados estaduais de São Paulo enviou nesta segunda-feira (7) um pedido de cassação do deputado Arthur do Val (Podemos-SP) por quebra de decoro parlamentar. O ofício foi encaminhado ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo. No documento, os parlamentares pedem que o deputado perca o mandato em razão dos áudios em que diz que as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres.

“A atitude do Deputado Arthur do Val, além de inoportuna e incompatível com o decoro parlamentar, foi ultrajante não só para as mulheres ucranianas, que tiveram suas vidas destruídas por um conflito que não deram causa, mas acabou por ferir todas as mulheres do mundo, pois dignidade e respeito são conceitos universais. (... ) Neste sentido, apresentamos esta representação contra o Deputado Arthur do Val neste Conselho de Ética da Assembleia de São Paulo, por quebra de decoro parlamentar”, descreve o documento, assinado pelos deputados Carlos Cezar (PSB), Carlos Gianazzi (Psol), Dr. Jorge Do Carmo (PT), Emídio De Souza (PT), Gil Diniz (PL), José Américo (PT), Leci Brandão (PCdoB), Luiz Fernando T. Ferreira (PT), Márcia Lia (PT), Maurici (PT), Mônica Da Mandata Ativista (Psol), Patrícia Bezerra (PSDB), Paulo Fiorilo (PT), Professora Bebel (PT), Ricardo Madalena (PL) , Teonílio Barba (PT) e Valéria Bolsonaro (PRTB). Arthur do Val publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo desculpas pelas declarações e afirmou que “não é o cara daquele áudio.”