O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.| Foto: Gustavo Magalhães/MRE

Um grupo de 300 diplomatas divulgou uma carta aberta neste sábado (27) em que pede alterações na política externa brasileira. No texto, os servidores dizem que "nos últimos dois anos, avolumaram-se exemplos de condutas incompatíveis com os princípios constitucionais e até mesmo os códigos mais elementares da prática diplomática" e que "a crise da Covid-19 tem revelado que equívocos na condução da política externa trazem prejuízos concretos à população".

"Nunca foi tão importante apelar à mudança e à retomada das melhores tradições do Itamaraty e dos preceitos constitucionais —conquistas da nossa sociedade e instrumentos indispensáveis para a promoção da prosperidade, justiça e independência em nosso país", diz outro trecho da carta, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

O Ministério das Relações Exteriores é comandado, desde o início do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), por Ernesto Araújo. O ministro está sob pressão nas últimas semanas, em razão dos efeitos da política externa nos números ruins do país no combate à pandemia de coronavírus. A demissão de Araújo foi pedida a Bolsonaro por lideranças do Congresso Nacional.