Ricardo Salles
O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Maiurino, tirou do cargo o chefe da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Dmaph), Rubens Lopes da Silva, um dos responsáveis pela investigação contra o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A informação foi divulgada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Silva é um dos mais experientes delegados da área de repressão aos crimes ambientais.

A direção-geral da PF também vai tirar a divisão de meio ambiente da Coordenação-Geral de Polícia Fazendária. Esse setor passará a ser subordinado à área de repressão a crimes contra direitos humanos e cidadania, vinculado a assuntos indígenas na Amazônia.

Em nota, a PF afirmou que a alteração visa aumentar a eficiência das investigações. O delegado Alexandre Saraiva, que apresentou uma notícia-crime contra Salles ao Supremo Tribunal Federal (STF), já havia sido exonerado do cargo. Assim como, o delegado Franco Perazoni, que comandou a Operação Akuanduba, em maio.