discurso de Lula na saída da prisão,
Em discurso de Lula na saída da prisão, ex-presidente apresentou a nova namorada “Janja”.| Foto: Atila Alberti / Gazeta do Povo

Aos gritos de “Lula Livre”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou pela primeira vez após a soltura. Ele beijou uma criança e, acompanhado por integrantes do acampamento em frente à Polícia Federal de Curitiba, disse as primeiras palavras. Confira na íntegra do discurso de Lula na saída da prisão:

“Não tenho dimensão do significado de eu estar aqui junto com vocês. A vida inteira estive conversando com o povo brasileiro. Não pensei que, no dia de hoje, poderia estar aqui conversando com homens e mulheres que durante 580 dias gritaram ‘Bom dia Lula’, gritaram ‘Boa tarde, Lula’, gritaram ‘Boa noite, Lula’. Não importa se estivesse chovendo, não importa se estivesse 40 graus, não importa se estivesse 0 grau. Todo santo dia vocês eram o alimento da democracia que eu precisava para resistir a um lado podre do estado brasileiro, o lado podre da justiça, o lado podre do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal, que trabalharam para tentar criminalizar a esquerda, o PT e o Lula. Eu não poderia ir embora daqui sem poder cumprimentar vocês”, afirmou Lula que, após o discurso na saída da prisão, falou os nomes de integrantes do MST, do PT, da CUT e de seus aliados políticos e do advogado Cristiano Zanin.

Lula ainda brincou na sequência com o nome do presidente Bolsonaro: "Eu também tenho meu capitão". A nova namorada de Lula, "Janja", também foi apresentada. Ele foi solto após um novo entendimento do STF sobre prisão em segunda instância.