joao-doria-governador-sp
Doria afirmou que encaminhou um ofício ao ministro Marcelo Queiroga questionando a decisão e solicitando a imediata entrega das outras doses previstas.| Foto: Governo de SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), acusou o governo federal de quebrar o pacto federativo ao não entregar as doses proporcionais da vacina da Pfizer ao estado. Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (4), Doria afirmou que o ministério da Saúde deixou de entregar 228 mil doses que estavam planejadas e que isso pode atrasar o cronograma de vacinação de adolescentes e crianças.

“São Paulo recebeu somente 50% das vacinas do ministério da Saúde. Recebemos 228 mil doses a menos do previsto da vacina da Pfizer. Aquilo que deveria ter sido entregue ao estado de São Paulo, não foi. Sem nenhuma justificativa”, afirmou o governador. A decisão arbitrária do ministério da Saúde representa a quebra do pacto federativo. O governo federal resolveu punir quem fez o certo, quem foi eficiente na vacinação. Com menos vacinas da Pfizer para São Paulo o ministério da Saúde compromete o calendário de vacinação de crianças e adolescente, previsto para começar no dia 18 de agosto”, disse.

Doria afirmou ainda que encaminhou um ofício ao ministro Marcelo Queiroga questionando a decisão e solicitando a imediata entrega das outras 228 mil doses da vacina da Pfizer ao estado de São Paulo. “Espero que o ministro cumpra seu papel como ministro, como cidadão e como médico.”