O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez críticas ao presidente da república, logo depois de Jair Bolsonaro anunciar em suas redes sociais que a China liberou a exportação de 5.400 litros de insumos para a produção da Coronavac no Brasil. No comunicado, Bolsonaro agradeceu o empenho de membros da equipe do governo federal. “Agradeço a sensibilidade do Governo chinês, bem como o empenho dos Ministros Ernesto Araújo, Eduardo Pazuello e Tereza Cristina”, escreveu Bolsonaro, sem citar o governo paulista.

Em publicação no Twitter, Doria rebateu o anúncio do presidente, garantindo que todo o processo de negociação com a China para a liberação dos insumos partiu do Instituto Butantan e do governo de São Paulo. “Não é verdade o que disse o Presidente Bolsonaro em suas redes, de que a importação de insumos da China foi uma realização do Gov. Federal. Todo o processo de negociação com a China para liberação de insumos para a vacina do Butantan foi realizado pelo Instituto e pelo Gov. de SP”, escreveu. “Sem parasitismo dos negacionistas e oportunistas. Até aqui só atrapalharam nosso trabalho em prol da ciência e da vida. São engenheiros de obra pronta. Vergonha!”, criticou.

No Twitter, entretanto, Wanming respondeu à postagem em que Bolsonaro anunciou o envio dos ingredientes. Ele afirmou que a "China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance".

"A união e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia", acrescentou o diplomata chinês. Wanming não fez menção na publicação a um possível protagonismo do governo paulista, nem do federal, na negociação. Nesta terça-feira (26), ele e Doria tem uma reunião virtual. O governador disse que irá apresentar à imprensa os detalhes logísticos do recebimento dos insumos após o encontro.

O ministro das Comunicações de Bolsonaro, Fábio Faria, também publicou no Twitter uma carta do Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming enviada a Pazuello nesta segunda comunicando a autorização do envio dos insumos para a Coronavac.

"Venho pelo presente cumprimentá-lo cordialmente e em continuidade da nossa conversa do dia 21 do mês corrente, aproveito para informar que a exportação ao Brasil do novo lote de 5.400 litros dos insumos da Coronavac acabou de ser autorizada pelos órgãos competentes da China", diz a carta.

O ministro também escreveu no Twitter que "tem gente que quer holofote a todo custo". "É caso de psicanálise! Hoje será que veremos lágrimas de crocodilo de novo? A conferir..."