É possível fechar o ano com 1/4 dos empregos perdidos na recessão passada, diz Guedes
| Foto:

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (19) que é possível que o Brasil termine o ano com um terço (1/3) ou um quarto (1/4) dos empregos perdidos na recessão passada, entre o fim de 2014 e início de 2016, quando foram fechados 1,3 milhão de postos de trabalho. "Na maior crise global, nós podemos terminar o ano com um terço ou um quarto dos empregos que foram perdidos na recessão autoimposta", disse durante o 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada promovido pela Abrapp.

Guedes costuma se referir à recessão passada como autoimposta, pois ela aconteceu porque causa de decisões políticas e econômicas equivocadas. Já a recessão enfrentada no primeiro semestre deste ano foi causada pela pandemia de Covid-19.

No seminário, o ministro lembrou que o país cortou 650 mil vagas de emprego formal em 2015 e 687 mil em 2016. Já neste ano, o número de vagas perdidas até o momento está em 550 mil e pode ficar em torno de 300 mil até o fim do ano, já que o país voltou a abrir postos de trabalho neste segundo semestre de 2020.