rodolfo costa
| Foto:

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pode estar de saída de seu partido. Com o protagonismo no tucanato assumido pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Leite estuda as ofertas de PSD e Podemos de olho na disputa pela Presidência da República, em 2022.

O convite de filiação ao PSDB feito por Doria ao deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara, vem sendo interpretado por uma ala do tucanato como um gesto claro de que o partido está fechado com o projeto de poder do governador de São Paulo à Presidência, algo que fecharia as portas para outros atores políticos da legenda, como Leite.

A análise feita pelo governador do Rio Grande do Sul é que sua atuação no estado, sobretudo no combate ao enfrentamento à Covid-19, o credencia a disputar o posto máximo da República. Empresários e presidentes de confederações nacionais do setor de comércio e serviços elogiam sua gestão.

A iminente candidatura de Doria, que ainda pode ser fortalecido com a entrada da ala dissidente do DEM capitaneada por Maia, praticamente elimina as chances de Leite ser o candidato do PSDB à Presidência. Por esse motivo, circula dentro de Podemos e PSD a informação de que o governador do Rio Grande do Sul busca um novo partido e pode escolher entre um ou outro.