Eleição para presidência da Câmara pode ter votação mista, diz Rodrigo Maia
| Foto:

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (12) que a eleição que escolherá seu sucessor poderá ter um sistema de votação mista, com parte dos parlamentares votando em plenário e parte registrando seus votos de forma remota.

Segundo Maia, o tema será discutido pela Mesa Diretora da Câmara e levará em conta pareceres médicos. O deputado disse que é possível que a votação remota seja aberta apenas a parlamentares do chamado grupo de risco para o coronavírus, como idosos. Maia falou sobre o tema em entrevista coletiva que concedeu na Câmara.

O modelo de votação entrou, nos últimos dias, no debate que envolve a disputa da presidência da Câmara. Rodrigo Maia sugeriu, no dia 6, a ideia da votação online. A proposta foi contestada por Arthur Lira (PP-AL), que é candidato ao comando da casa e o principal adversário de Baleia Rossi (MDB-SP), o nome apoiado por Maia. Desde o início da pandemia, Câmara e Senado adotaram modelo de votos online para a apreciação de projetos.

A data da eleição ainda não está confirmada. Na mesma entrevista, Maia disse que defende a realização do processo no dia 2 de fevereiro, mas explicou que isso também será uma decisão da Mesa Diretora.