Jorge Seif, Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura
Jorge Seif, Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O secretário Especial de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, em mensagem de voz enviada na quarta-feira (9) a um grupo de WhatsApp com 30 empresários de Santa Catarina, diz que será candidato ao Senado por orientação do presidente. A candidatura ocorreria sob o argumento de que o presidente estaria incentivando pessoas de sua confiança a se lançarem candidatas nas eleições 2022 para evitar dar apoio a "oportunistas", como diz ter ocorrido em 2018.

No áudio, Seif, tratado por Bolsonaro como "Zero Seis" em uma alusão a como chama os próprios filhos, conta que conversou com o presidente duas vezes sobre sua candidatura. A primeira vez, segundo relatou, ocorreu no dia 26 de setembro quando o presidente teve alta do hospital após passar por cirurgia para retirar cálculos na bexiga. Na segunda conversa, segundo Seif, ocorreu há cerca de duas semanas no Palácio do Planalto.

Procurado pela reportagem, Seif, que está afastado por ter contraído Covid-19, confirmou a autenticidade da mensagem mas disse que segue com foco na pasta. "Todos os movimentos políticos futuros serão definidos no momento certo sob o comando do presidente Bolsonaro. O que ele definir e decidir, seguirei, e estarei a postos para servir o Brasil, seja no Executivo ou Legislativo", disse.