Maurício Valeixo
Maurício Valeixo ocupava a direção-geral da Polícia Federal desde o início do governo Bolsonaro.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Após a exoneração do diretor geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou uma carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro, neste domingo (26). “Há uma crise confiança instalada por parte dos delegados de Polícia Federal”, afirma a entidade, que destaca a necessidade de distância para evitar que atos sejam interpretados como tentativa de intervir politicamente no órgão.

A ADPF pediu ainda que a escolha dos próximos diretores seja mediante lista apresentada pelos delegados federais, com sabatina, por meio de um projeto de lei com previsão de mandato para o cargo. Também foi solicitado um projeto de emenda Constitucional (PEC) prevendo autonomias à PF. “O contexto da exoneração impõe ao próximo diretor um desafio enorme. Existe o risco de enfrentar uma instabilidade constante em sua gestão. O último comandante da PF que assumiu o órgão em contexto semelhante teve um período de gestão muito curto", diz a carta.