temer - terceira via
Michel Temer afirmou também que a relação harmoniosa com o Congresso foi fundamental em seu governo.| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O ex-presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (21), durante participação no Painel Telebrasil 2021, que o presidencialismo brasileiro está “esfarrapado” e defendeu uma mudança do sistema de governo no país para o semipresidencialismo. Ao ser questionado se acredita que a democracia está em risco, Temer afirmou que sim e destacou as instabilidades criadas pelos impeachments de dois presidentes e também por outros inúmeros pedidos de impedimento.

“Eu acho que sim, com toda franqueza. E eu digo disso porque temos uma Constituição muito jovem, ela não fez 33 anos. E, apesar da juventude da Constituição, nós já tivemos dois impeachments e, além de dois impeachments, tivemos também inúmeros pedidos de impedimentos. Vocês sabem que tanto os impeachments causam traumas no país, como de resto, os próprios pleitos de impeachment a todo momento também causam instabilidade política e social. Eu tenho dito com muita frequência que nosso presidencialismo está esfarrapado”, afirmou.

Segundo Temer, a sua proposta é que o país mantenha um presidente, que teria poderes, por exemplo, de sancionar ou vetar projetos de lei, mas que a administração interna do país fosse feita pelo Parlamento. O ex-presidente afirmou também que a relação harmoniosa com o Congresso foi fundamental em seu governo. “A relação com o Congresso Nacional é uma coisa fundamental e foi o que deu resultado no meu governo. As grandes reformas que eu fiz foram pautadas por essa aliança harmoniosa entre os poderes”, disse.