Melo tomou posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre nesta segunda-feira (1º).
Melo tomou posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre nesta segunda-feira (1º).| Foto: Leonardo Contursi / CMPA/Divulgação

O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), tomou posse do cargo nesta sexta-feira, 1º de janeiro, acompanhado pelo vice eleito, Ricardo Gomes (DEM). Além deles, também foram empossados os 36 vereadores eleitos em novembro. A cerimônia, realizada na Câmara Municipal, foi restrita a autoridades. Melo assume a cidade em meio ao crescimento de casos de coronavírus, com 86,52% dos leitos de UTI ocupados.

Mesmo assim, o novo prefeito tem deixado bastante claro que não pretende aumentar as restrições para funcionamento do comércio. Ao contrário, ele até acena para mais flexibilização. "Vamos enfrentar a questão da covid com responsabilidade, mas vamos equilibrar a saúde com a economia e a economia com a saúde para que a cidade não quebre", disse Melo em seu discurso de posse.

Ao longo da campanha, o prefeito eleito sempre defendeu a reabertura do comércio. Mais tarde, em uma entrevista durante a transmissão de posse, afirmou que irá emitir um novo decreto, já na segunda-feira, 4, para reduzir as restrições feitas ao comércio. "Naquilo que for mais restritivo em Porto Alegre, vou elevar para emparelhar com o Estado."