O ministro Emmanoel Pereira foi empossado como presidente do TST.
O ministro Emmanoel Pereira foi empossado como presidente do TST.| Foto: TST/Divulgação

A nova cúpula do Tribunal Superior do Trabalho (TST) tomou posse na quarta-feira (16), em Brasília, durante cerimônia realizada de maneira híbrida em razão da pandemia. O ministro Emmanoel Pereira foi empossado como presidente do TST, tendo a ministra Doria Maria Costa como vice. O novo corregedor-geral da Justiça do Trabalho é o ministro Caputo Bastos.

O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Pereira é natural de Natal e se formou em direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele se tornou ministro do TST em 2002, em vaga destinada à advocacia. No biênio de 2019-2020, foi representante do TST no Conselho Nacional de Justiça. O ministro assume o comando da Justiça do Trabalho até 2024.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TST defendeu o fortalecimento das atribuições da Justiça do Trabalho a fim de atender a mais setores do mundo do trabalho e a defesa dos direitos trabalhistas das minorias, as quais permanecem em condições desvantajosas, segundo ele. Emmanoel Pereira afirmou ainda que atuará no sentido de estabelecer pontes e diálogos visando à formação de consensos.