Um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez com que o Sindicato dos Transportadores Autônomos do Paraná (Sinditac-PR) se mobilizasse para uma manifestação. O ato, que não teve a intenção de parar as atividades dos trabalhadores, percorreu a Linha Verde na manhã deste sábado (30). Os caminhoneiros reivindicaram o cumprimento da tabela de fretes mínimos e um prazo mínimo de 30 dias para reajuste dos preços do diesel.
empresas podem ir à justiça para questionar valores que serão cobrados após cancelamento da tabela de fretes| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Ao acatar o pedido de revogação dos fretes feito pelos caminhoneiros – que entrou em vigor na última sexta-feira (19) – o governo pode ter estimulado uma nova onda de ações sobre o preço do frete no país. Deste modo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu abertura para que as empresas, que pagarão mais caro pelo transporte, comecem a questionar na justiça os novos custos.

Segundo o jornal O Globo, o advogado Frederico Favacho, sócio do Mattos Engelberg Advogados, disse que a medida dá motivos aos empresários que não querem aceitar um custo maior pelo transporte. Segundo o advogado, a existência de uma leva de novas ações é questão de dias e deve se intensificar quando a ANTT começar a multar as empresas por causa desta nova solução.