Mônica Calazans, enfermeira de 54 anos, foi a primeira brasileira a receber neste domingo (17) uma dose da vacina Coronavac.
Mônica Calazans, enfermeira de 54 anos, foi a primeira brasileira a receber neste domingo (17) uma dose da vacina Coronavac.| Foto: AFP

Mônica Calazans, enfermeira de 54 anos, há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, foi a primeira brasileira a receber neste domingo (17) uma dose da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A vacinação ocorre no mesmo dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca contra Covid-19.

Mônica é negra, moradora de Itaquera, Zona Leste da capital paulista, com perfil de alto risco para complicações da Covid-19 por ser obesa, hipertensa e diabética. Apesar de se enquadrar nessas condições, em maio do ano passado, no auge da primeira onda da doença, ela se inscreveu para vagas de CTD (Contrato por Tempo Determinado), escolhendo trabalhar no Emílio Ribas, no epicentro do combate à pandemia.