O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.| Foto: Gustavo Magalhães/MRE

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi cobrado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), durante reunião do presidente Jair Bolsonaro com chefes de Poderes e governadores nesta quarta-feira (24). O parlamentar citou nominalmente o nome de Araújo ao comentar a atuação do Itamaraty durante a pandemia da Covid-19.

De acordo com o blog de Valdo Cruz, do portal G1, Lira disse que o Itamaraty "precisa funcionar, deixar a ideologia de lado e negociar com todos os países", ao se referir ao fornecimento de vacinas e insumos ao Brasil.

No fim de 2020, o chanceler chegou a pedir retratação do embaixador da China após responder a uma crítica feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao país. Outro ponto envolvendo o Itamaraty na pandemia foi na dificuldade da importação de insumos pelo Brasil para produção de vacinas pelo Instituto Butantan e Fiocruz com China e Índia. Araújo, no entanto, negou à época que o imbróglio tivesse relação com questões políticas.