A carta afirma que o desfecho do debate “pode beneficiar milhares de brasileiros que precisam desse medicamento”.
A carta afirma que o desfecho do debate “pode beneficiar milhares de brasileiros que precisam desse medicamento”.| Foto: Pixabay

“Desde que Bolsonaro assumiu o governo, o debate sobre o plantio de Cannabis para fins medicinais e de pesquisa foi contaminado pela chamada ‘questão ideológica’, com ataques sistemáticos do ministro da Cidadania, Osmar Terra, contra a questão”, diz uma carta assinada pelo senador Humberto Costa, por Arthur Chioro e Alexandre Padilha, três ex-ministros da Saúde de Lula e Dilma (PT), divulgada nesta quarta-feira (27).

No documento, os três acusam diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de barrarem a análise da regulamentação da Cannabis medicinal no Brasil, por alinhamento ao governo Bolsonaro. “A questão fica ainda mais preocupante se considerarmos que, em dezembro, terminam os mandatos de dois diretores da Anvisa que são notoriamente favoráveis à regulamentação do tema”, destacam na carta. Eles se referem, mesmo sem dar nomes, ao atual diretor-presidente do órgão, William Dib, que é favorável à regulamentação, mas terminará seu mandato em 3 dezembro. Humberto Costa, Arthur Chioro e Alexandre Padilha dizem que dois diretores manobraram para que uma reunião da diretoria fosse marcada após o último dia do mandato de Dib.