Geraldo Brindeiro foi PGR durante poito anos no governo de Fernando Henrique Cardoso
Geraldo Brindeiro foi PGR durante poito anos no governo de Fernando Henrique Cardoso| Foto: Arquivo/Agência Brasil

O ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro morreu nesta sexta-feira (29), em Brasília, aos 73 anos, vítima da Covid-19. Ele atuava como subprocurador-geral da República e era o mais antigo ainda em atividade no Ministério Público Federal (MPF). A informação foi confirmada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Brindeiro comandou a PGR por oito anos, entre 1995 a 2003, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Tornou-se, inclusive, alvo de críticas de partidos de oposição, que deram a ele o apelido de “engavetador-geral da República” por não dar prosseguimento a várias denúncias que recebia contra parlamentares e o próprio presidente.

Em nota, o procurador-geral da República, Augusto Aras, lamentou o falecimento e citou a contribuição de Brindeiro para o Ministério Público. "Perdemos um valoroso colega, um homem que devotou a vida ao Ministério Público. Geraldo Brindeiro foi um incansável defensor da independência funcional, a própria e a dos colegas”, afirmou.