Tabata Amaral foi ameaçada de expulsão pelo PDT
Tabata Amaral foi ameaçada de expulsão pelo PDT| Foto: Reprodução / Twitter

Tabata Amaral (PDT-SP) e outros sete deputados que contrariam a bancada e votaram a favor do texto-base da reforma da Previdência enfrentarão processo na Comissão de Ética do partido, a partir da próxima quarta-feira (17). Presidente do PDT, Calor Lupi afirmou que afirmou, ainda, que "a esmagadora maioria" do partido defende a expulsão de Tabata do PDT e dos demais ‘desobedientes’.

A deputada integra o movimento "Acredito", que apoia mudanças na aposentadoria. "Tem gente que já pergunta: mas ela obedece ao Acredito ou ao PDT?", observou Lupi. O problema da expulsão é a perda de forma no Congresso. Se os oito deputados que votaram a favor da reforma da Previdência forem defenestrados, o PDT sofrerá importante revés, pois ficará com uma bancada de 19 deputados.

O processo de expulsão de Tabata do PDT deve demorar entre 45 e 60 dias. "Estou tentando construir uma saída, mas não posso dar prêmio nem salvo-conduto para quem votou contra uma determinação do partido, aprovada por unanimidade", insistiu Lupi. A deputada já é cortejada por outros partidos.