O ministro das Comunicações, Fábio Faria.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada neste sábado (28), o ministro das Comunicações, Fábio Faria disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não aparece melhor nas pesquisas de intenção de voto por causa do preço dos combustíveis. A entrevista foi feita antes da divulgação da última pesquisa do Datafolha, que mostrou Bolsonaro com 27% das intenções de voto, enquanto Lula (PT) aparece com 48%.

Segundo Faria, o desempenho do presidente nas pesquisas seria melhor se os preços dos combustíveis estivessem mais baixos. “Se não tivesse [problema com os combustíveis], ele estaria com 60%. O que ainda está segurando é o preço dos combustíveis, mas mesmo assim ele está crescendo. Se não tivesse a guerra da Ucrânia com a Rússia e não tivesse tido esse crescimento da inflação, dos combustíveis, preço dos alimentos, ele já estava lá na frente, disparado. Ele vai ganhar, mesmo com isso”, disse o ministro em referência a Bolsonaro.

Ainda de acordo com a entrevista, o presidente tem se beneficiado com as estratégias de campanha adotadas pelo PT. Perguntado sobre o que Bolsonaro deveria fazer para passar Lula nas pesquisas, Faria disse que era “só continuar do jeito que está. E o Lula falando mais, muito discurso para mostrar quem eles são. O melhor marqueteiro do presidente é o PT”.