Curitiba negocia compra de três vacinas contra Covid
Farmacêuticas que produzem vacinas já aprovadas no Brasil dizem que não irão negociar com setor privado.| Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Nenhuma das quatro fabricantes de vacinas contra a Covid-19 aprovadas no Brasil planeja negociar a venda do produto para o setor privado. Em notas, as farmacêuticas Pfizer, Janssen, AstraZeneca e o Instituto Butantan destacaram, nesta quarta-feira (7), que têm contratos com o governo federal e priorizam o fornecimento de imunizantes contra o novo coronavírus para o setor público. Na terça-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite a compra dos imunizantes pela iniciativa privada.

A nota da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, informa que a empresa tem acordo de compra antecipada com o Ministério da Saúde. A Pfizer e a sua parceira BioNTech, também por meio de nota, afirmaram entender que o imunizante contra a Covid-19 deve ser fornecido à população em geral. E, por isso, "neste momento não temos como dar andamento a uma negociação de fornecimento para empresas privadas".

A farmacêutica britânica AstraZeneca afirma, em nota, que "todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado ou para governos municipais e estaduais no Brasil".

A Fiocruz, responsável por produzir a vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil, ainda diz que toda a produção própria é destinada exclusivamente ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. O Butantan, por sua vez, também destacou que "trabalha para atender à demanda da rede pública de saúde".