O ministro do Supremo, Edson Fachin, será o relator da ação apresentada pelo presidente.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou a relatora, ministra Rosa Weber, e também votou pela suspensão das emendas do relator no orçamento paralelo.| Foto: Divulgação/STF.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou a relatora, ministra Rosa Weber, e também votou pela suspensão das emendas do relator no orçamento paralelo. Até agora quatro dos dez ministro da Corte votaram para suspender a execução das emendas. Antes de Fachin, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso já tinham se manifestado. O placar está 4x0. Para se formar maioria são necessários seis votos. O julgamento acontece até às 23h59 de quarta-feira (10).

Na tarde de ontem o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) se reuniu com o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, para discutir a liminar de Rosa Weber. Em nota, a assessoria do STF afirmou que durante a conversa, os parlamentares explicaram o rito para a execução das emendas do orçamento e defenderam a legalidade dos atos do Congresso.