Ministério da Saúde desmente notícia falsa enviada por WhatsApp de que governo vai entregar "um kit de álcool em gel por endereço".
Ministério da Saúde desmente notícia falsa enviada por WhatsApp de que governo vai entregar “um kit de álcool em gel por endereço”.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma notícia falsa está circulando no WhatsApp e diz que o governo vai distribuir álcool em gel para toda população para combater o novo coronavírus, para "receber o kit" o usuário deve clicar em um link e se cadastrar. "Não há nenhuma ação de distribuição de álcool em gel por parte do Governo Federal", afirma o Ministério da Saúde. A mensagem falsa, acompanhada de um link, pode colocar em risco a segurança dos dados do usuário. Segundo o Estadão, o golpe direciona o usuário para um site, com logotipos e slogans do Governo, e lá existe um cadastro para preencher com dados pessoais como nome, CPF e endereço para poder receber o kit em casa de forma gratuita. No site falso os dados são roubados e os kits nunca chegam aos usuários. Por isso se você recebeu textos como: “Bom dia. Não é vírus, é para receber o álcool gel do governo em casa. Eu já fiz. É um kit por endereço", fique atento, não clique e não repasse a mensagem. Para conferir informações sobre fake news relacionadas ao coronavírus, acesse o site do Ministério da Saúde, aqui.