Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes
Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes| Foto: Alan Santos/Palácio do Planalto

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, chamou de “falta de consideração” o remanejamento de mais de R$ 600 milhões do Orçamento previstos para o financiamento de pesquisas. O corte nas verbas foi aprovado pelo Congresso após pedido feito pelo Ministério da Economia.

"Falta de consideração. Os cortes de recursos sobre o pequeno orçamento de Ciência do Brasil são equivocados e ilógicos. Ainda mais quando são feitos sem ouvir a Comunidade. Científica e Setor Produtivo. Isso precisa ser corrigido urgentemente", escreveu.

Na última quinta-feira (7), o Congresso remanejou R$ 690 milhões da pasta comandada por Pontes e repassou para outros ministérios. Com o corte, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações perdeu cerca de 90% do seu orçamento.

De acordo com Pontes, o corte é “equivocado e ilógico” e cobrou uma correção “urgentemente”. Em nota, o ministério da Economia alegou que a alteração ocorreu para cumprir decisão governamental quanto à necessidade de remanejar recursos neste momento, a qual foi referendada pela Junta de Execução Orçamentária (JEO).