Prefeitura do Rio de Janeiro exigirá comprovante de vacinação para a realização de cirurgias e entrada em estabelecimentos.
Fiocruz defendeu que o passaporte da vacina seja adotado em todo o território nacional.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) defendeu nesta sexta-feira (1º) em seu boletim regular sobre a Covid-19 que o chamado “passaporte da vacina” seja adotado em todo o território nacional como forma de estimular a população a se vacinar contra o coronavírus. Segundo a publicação, pelo ponto de vista da saúde pública a proteção de alguns depende da proteção de outros. “Não haverá saúde para alguns se não houver saúde para todos”, diz o boletim.

Segundo a Fiocruz, pesquisadores da instituição afirmam que é importante que sejam elaboradas diretrizes nacionais sobre o passaporte da vacina, de modo a evitar a judicialização do tema e a conseqüente criação de um cenário de instabilidade que acabe comprometendo os ganhos que vêm sendo adquiridos com a ampliação da vacinação. Ontem o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, derrubou uma liminar que suspendia a adoção do passaporte da vacina no Rio de Janeiro.

“Reforçamos, portanto, que esta estratégia é central na tentativa de controle de circulação de pessoas não vacinadas em espaços fechados e com maior concentração de pessoas, para reduzir a transmissão da Covid-19, principalmente entre indivíduos que não possuem sintomas”, dizem os pesquisadores.