Vacinas
Chegada do lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) será suficiente para a fabricação de aproximadamente 12,2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil; /Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aguarda para este sábado (27) a chegada de um lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para a fabricação de aproximadamente 12,2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 no País.

A carga foi embarcada nesta sexta-feira (26) em Xangai, na China, e deve chegar no final da tarde ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. De acordo com a Fundação, a nova remessa, da vacina Oxford-AstraZeneca, deve complementar os insumos necessários para a produção das 15 milhões de doses do imunizante previstas para o mês de março.

O primeiro lote de IFA chegou à Fiocruz no dia 6 de fevereiro, suficiente para 2,8 milhões de doses, que já estão sendo processadas. “As vacinas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) após o deferimento do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cuja análise tem seguido de forma paralela à produção.

Até junho, a fundação vai receber lotes de IFA para totalizar a produção de 100,4 milhões de doses da vacina”, informou a Fiocruz.