A ministra da Secretaria-Geral de Governo, Flávia Arruda, é a única representante do PL, novo partido do presidente Jair Bolsonaro.
A ministra da Secretaria-Geral de Governo, Flávia Arruda, é a única representante do PL, novo partido do presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Felipe Mendes e Elio Rizzo Jr./ASCOM/SEGOV-PR.

A ministra da Secretaria-Geral de Governo, Flávia Arruda, pediu licença do cargo a partir desta quinta-feira (13) para tratar de "assuntos particulares". Ela ficará afastada até o dia 21 de janeiro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14). Nas últimas semanas, o processo de desgaste da ministra por partidos da base aliada se aprofundou.

Ela é a única representante do PL, novo partido do presidente Jair Bolsonaro, no governo. Membros do Centrão pressionam pela demissão de Arruda por ela supostamente não honrar acordos de repasses de emendas. A Secretaria-Geral é responsável, entre outras coisas, pela articulação política do governo.

Em entrevista, Bolsonaro negou que exista pressão pela demissão da ministra. "Se, porventura, [ela] estiver errando, como já aconteceu, acontece, eu chamo e converso com ela. Ela não será demitida jamais pela imprensa", disse.