Presidente Jair Bolsonaro durante Cerimônia Comemorativa do Dia do Exército,
Presidente Jair Bolsonaro durante Cerimônia Comemorativa do Dia do Exército,| Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (18) que as Forças Armadas são responsáveis por decidir se há democracia ou ditadura. "Quem decide se o povo vai viver em uma democracia ou ditadura são as suas Forças Armadas. Não tem ditadura onde as Forças Armadas não a apoiam", disse a apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada.

Na primeira manifestação após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac com o Instituto Butantan, o presidente disse: "O pessoal parece que não enxerga o que o povo passa, pra onde querem levar o Brasil, para o socialismo. Por que sucatearam as forças armadas ao longo de 20 anos? Porque nós, militares, somos o último obstáculo para o socialismo".

Bolsonaro questionou seus apoiadores se Fernando Haddad (PT), seu adversário no segundo turno nas eleições de 2018, tivesse vencido a disputa. "No Brasil, temos liberdade ainda. Se nós não reconhecermos o valor destes homens e mulheres que estão lá, tudo pode mudar. Imagine o Haddad no meu lugar. Como estariam as Forças Armadas com o Haddad em meu lugar?".