Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, explicou como o governo planeja receber recursos estrangeiros para a preservação ambiental
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, explicou como o governo planeja receber recursos estrangeiros para a preservação ambiental| Foto: Marcos Corrêa/PR

O líder da minoria na Câmara, deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), apresentou um pedido na Justiça Federal do Distrito Federal para que suspenda a nomeação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No Twitter, Freixo afirmou que "o Ministério do Meio Ambiente não pode ser usado para defender bandidos".

Na ação popular protocolada nesta quarta-feira (19) o deputado também pede, em caráter liminar, que Salles seja afastado imediatamente até o julgamento definitivo por desvio da finalidade do papel de ministro do Meio Ambiente.

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Akuanduba para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ministro Ricardo Salles e ao Ministério do Meio Ambiente. O Supremo Tribunal Federal (STF) também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles e afastou o presidente do Ibama, Eduardo Brim.