Cacá Leão: LDO e fundo eleitoral
Cacá Leão (PP-BA) é o relator da LDO 2020 e preferiu tirar fundo eleitoral do texto.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Cacá Leão (PP-BA), retirou do texto o trecho em que definia ao fundo eleitoral um teto de R$ 3,7 bilhões. Na prática, a proposta do parlamentar poderia mais do que dobrar os recursos destinados ao fundo, que foi criado em 2017 como uma compensação à proibição das doações a campanhas por parte de pessoas jurídicas.

A previsão é de que o Congresso vote a LDO ainda nesta quarta-feira (28). A indicação de um possível aumento de recursos do fundo foi apresentada por Leão no início de julho. Na ocasião, o deputado alegava que sua iniciativa não necessariamente ampliava as verbas do fundo, e sim delimitava um teto, algo que não existia na legislação anterior. A possível elevação de recursos foi questionada por parlamentares de diferentes partidos, e a falta de apoio foi o que motivou Leão a desistir de levar a proposta à frente.