Procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, é alvo de processo por entrevista à rádio CBN.
Procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, é alvo de processo por entrevista à rádio CBN.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) retire da pauta desta terça-feira (12) um processo administrativo disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato em Curitiba, informa o portal jurídico Jota.

Fux atendeu a pedido da defesa de Dallagnol, que argumentou que o Conselho Superior do MPF arquivou outro procedimento sobre os mesmos fatos envolvendo a entrevista. Assim, os mesmos fatos não poderiam ser julgados duas vezes.

O processo foi aberto em 2018, a pedido do presidente do STF, Dias Toffoli, por declarações feitas por Dallagnol à Rádio CBN, na qual ele acusou o STF de formar uma “panelinha” em alguns julgamentos, passando uma mensagem de leniência a favor da corrupção. Apesar da decisão, outras duas reclamações contra o procurador estão pautadas para sessão do conselho desta terça.