O ex-presidente da Petrobras, Aldemir Bendine.
O ex-presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, foi condenado por corrupção em processo da Lava Jato pelo então juiz Sergio Moro.| Foto: Miguel Schincariol/AFP

O juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal em Curitiba, recebeu a denúncia da Operação Lava Jato contra o garçom Alexandre Inácio da Silva. A acusação formal do Ministério Público Federal aponta que o homem tentou dar um golpe de R$ 700 mil no ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine - condenado em março de 2018 pelo então juiz federal Sergio Moro a 11 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Bendine obteve uma decisão favorável de soltura em abril no STF.

A denúncia da Lava Jato aponta que em 2 de agosto de 2017, dias após a prisão de Bendine, o garçom "tentou obter, para si ou para outrem, em prejuízo alheio, vantagem ilícita, no valor de R$ 700 mil". O magistrado marcou para o dia 3 de setembro, às 14h, uma audiência de tentativa de suspensão do processo. Segundo a Procuradoria da República, Alexandre Inácio da Silva enviou um e-mail à Amanda Bendine, filha do ex-presidente das estatais, por meio de um "endereço eletrônico de falsa titularidade, induzindo-a em erro".