O ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva.
Segundo o próprio TSE, Azevedo e Silva alegou questões pessoais de saúde e familiares para declinar o cargo.| Foto: Marcos Corrêa/PR.

O ex-ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, desistiu de assumir o cargo de diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), posição que seria ocupada neste mês com o início da nova gestão do Tribunal, que será presidido pelo ministro Edson Fachin. Segundo o próprio TSE, Azevedo e Silva alegou questões pessoais de saúde e familiares para declinar o cargo. Um novo nome para a posição deve ser anunciado até sexta-feira (18).

O diretor-geral do TSE cuida de questões administrativas e de segurança do tribunal e é considerada uma posição estratégica dentro do órgão. Em março do ano passado, Azevedo e Silva deixou o governo. Logo após a demissão, os três comandantes das Forças Armadas decidiram renunciar.

O ex-ministro, que foi chefe do Estado-Maior do Exército, mantém uma boa relação com o Poder Judiciário e já atuou como assessor do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, em 2018.