Mais cedo, pelo Twitter, o ministro explicou as declarações: "É preciso separar as coisas".
Mais cedo, pelo Twitter, o ministro explicou as declarações: “É preciso separar as coisas”.| Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Em discurso, nesta quinta-feira (29), na Escola Naval do Rio de Janeiro, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, afirmou que a Amazônia é objeto de cobiça internacional por conta dos recursos naturais e biodiversidade que possui. "A Amazônia é vista como um depósito de futuras conquistas do ser humano. Então, é óbvio que há ambições claras em relação à ela", disse.

Heleno também "alfinetou" o presidente francês, Emmanuel Macron, que trocou farpas publicamente com o presidente Jair Bolsonaro por conta das queimadas no território amazônico. "Não podemos aceitar que o Brasil seja difamado mundialmente por uma jogada política, por interesse de um político, que não é o interesse nem do seu país nem o interesse da Europa", disparou.

Mais cedo, pelo Twitter, o ministro explicou as declarações: "É preciso separar as coisas. As respostas duras dadas ao presidente Macron foram endereçadas a ele, jamais à França", reforçando que sente orgulho de ter servido no país europeu.