Dias Toffoli e Gilmar Mendes
Rede argumenta que supostas investigações violariam a liberdade de expressão e de imprensa e seriam uma espécie de censura.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A ação que a Rede Sustentabilidade protocolou nesta quinta-feira (11) no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar eventuais investigações e procedimentos contra o jornalista Glenn Greenwald foi sorteada para a relatoria do ministro Gilmar Mendes. Como o tribunal está em recesso, caberá ao presidente Dias Toffoli decidir se o caso é urgente a ponto de merecer uma decisão sua, ou se pode esperar uma decisão do relator quando o recesso terminar, em 1º de agosto.

No Tribunal de Contas da União (TCU), existe uma representação, sob análise do ministro Bruno Dantas, em que o subprocurador-geral Lucas Furtado pede inspeção no Coaf para apurar se existe procedimento aberto, a pedido da Polícia Federal (PF), para investigar Greenwald. O argumento de Furtado é que, se houver procedimento específico, haveria desvio de finalidade do órgão e, portanto, desperdício de recursos públicos, o que atrairia a competência do TCU.