Ministro Gilmar Mendes disse que o Exército é cúmplice de um "genocídio" no Brasil por causa da alta mortalidade do novo coronavírus.
Gilmar Mendes, ministro do STF| Foto: Nelson Jr./STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, afirmou, nesta quarta-feira (23), que suspendeu o recesso devido ao número de processos com o tema pandemia da Covid-19. A declaração do ministro no Twitter sobre cancelar as férias ocorre depois do anúncio de medidas semelhantes adotadas também por parte dos ministros Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.

"A suspensão do recesso em meu gabinete foi excepcionalmente adotada diante da sobrecarga de urgências da COVID-19. Vivemos uma era atípica em que esforços e adaptações são bem-vindos. Buscou-se colaborar com a Presidência do STF, ampliando a prestação jurisdicional", escreveu.

O recesso no STF iniciou no domingo (20) e segue até 6 de janeiro. Depois, iniciam as férias dos ministros, durante todo o mês de janeiro, com a retomada dos trabalhos em fevereiro. Na prática, a ação dos magistrados esvazia poderes do presidente do STF, Luiz Fux, responsável pela análise de todos os casos considerados urgentes inclusive aqueles que estão sob a relatoria dos colegas.