Alexandre Baldy é secretário licenciado de Transportes do governo de São Paulo e foi ministro das Cidades na gestão do ex-presidente Michel Temer.
Alexandre Baldy é secretário licenciado de Transportes do governo de São Paulo e foi ministro das Cidades na gestão do ex-presidente Michel Temer.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do STF Gilmar Mendes suspendeu o andamento de ação penal da Lava Jato contra Alexandre Baldy, secretário licenciado de Transportes de São Paulo e ex-ministro das Cidades do governo Michel Temer. A decisão, desta quarta-feira (23), vale até que que a 2ª Turma da Corte defina se a ação deve ser julgada no Rio ou de Goiás, informa o portal G1. Baldy foi denunciado pela força-tarefa do Rio em agosto por suspeita de envolvimento em desvios na saúde no período em que ele esteve no ministério e foi deputado federal. Ele nega as irregularidades. A defesa de Baldy afirmou, em nota, que "O Supremo Tribunal Federal, mais uma vez, cumpre seu papel de guardião da Constituição, evitando que autoridades apurem fatos que não são de sua competência". Gilmar Mendes também derrubou bloqueio de bens do secretário.