Governador do Amapá, Waldez Góes, com o presidente francês, Emmanuel Macron, e Rodolphe Alexandre, presidente da coletividade da Guiana Francesa.
Governador do Amapá, Waldez Góes, com o presidente francês, Emmanuel Macron, e Rodolphe Alexandre, presidente da coletividade da Guiana Francesa.| Foto: Divulgação

O governador do Amapá e presidente do Consórcio dos estados da Amazônia Legal, Waldez Goés, criticou, nesta segunda-feira (23), a ausência do governo federal na Cúpula do Clima, em Nova York (EUA). Ele é o único representante brasileiro presente na reunião. Segundo O Globo, à espera de uma oportunidade para falar com Emmanuel Macron (presidente francês e líder do encontro), Goés disse que é preciso esclarecer que não é todo o país que apoia o acirramento político. "Eu não aceito isso como normal, o Brasil, pela importância que tem para o mundo na questão ambiental, ficar de costas para esse debate", afirmou. Ainda pelo que defendeu o governador, o país deveria estar presente nem que fosse "só para contrapor as opiniões dos demais participantes". Além de Macron, os presidentes da Colômbia e do Chile também estão entre os responsáveis pela organização do evento.