O governador do DF, Ibaneis Rocha.
O governador do DF, Ibaneis Rocha.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governador Ibaneis Rocha editou um novo decreto neste sábado (27) para flexibilizar o “lockdown” no Distrito Federal. As medidas de restrição entram em vigor a partir da zero hora deste domingo (28) e vão até 15 de março. Já é o terceiro decreto sobre o tema que o político edita em 24 horas.

Ibaneis voltou atrás e permitiu a abertura de estabelecimentos como lojas de veículos, agências bancárias, lotéricas, bancas de jornal e revistas, escritórios de advocacia e contabilidade, lavanderias, cartórios, hotéis, óticas, papelarias, zoológico e parques ecológicos e recreativos. Órgãos públicos do DF que prestem atendimento à população, atividades industriais sem atendimento ao público, atividades administrativas do Sistema S e cursos de formação de policiais e bombeiros também poderão funcionar.

Já estavam excluídos das restrições supermercados, hortifrutigranjeiros, mercearias, padarias, açougues, peixarias, postos de combustíveis, farmácias, hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, de fisioterapia, clínicas veterinárias, funerárias, lojas de conveniência e minimercados, além de serviços de fornecimento de energia, água, esgoto, telefonia e coleta de lixo. Toda a cadeia do segmento de construção civil e cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião também podem funcionar.

Ficarão suspensos todos os serviços não essenciais, como cinema e teatro; escolas, universidades e faculdades públicas e privadas; academias de esporte; museus; boates e casas noturnas; atendimento ao público em shoppings centers, feiras populares e clubes recreativos; estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, inclusive bares e restaurantes; salões de beleza e barbearia; quiosques, foodtrucks e trailers de venda de refeições; comércio ambulante em geral. Nos shoppings centers ficam autorizados apenas o funcionamento de laboratórios, clínicas de saúde e farmácias e o serviço de delivery.