O governador da Bahia, Rui Costa.
O governador da Bahia, Rui Costa.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta quinta-feira (23) que "ficou impossível" a realização do carnaval na Bahia em 2022. Além da Covid-19, o estado enfrenta aumento no número de casos de gripe H3N2. "Alguém falar de carnaval a essa altura do campeonato, está querendo ser irresponsável com a vida do outro e eu não estou nesse grupo. Portanto, nós não teremos carnaval nesse modelo que nós conhecemos como carnaval. Não há mínima condição", disse o governador durante a inauguração no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.

Costa deve se reunir com as prefeituras de cidades baianas que realizam a festa. A intenção é buscar alternativas, como eventos com restrição de público, e entrada somente de pessoas que apresentem o comprovante de imunização contra a Covid-19. "Festas com 5 mil pessoas já pode ser um risco, imagine um carnaval com 3 milhões de pessoas. Precisamos ter cautela. Vamos devagar que o santo é de barro", reforçou.

Segundo o governador, a Bahia tem mais de um milhão de pessoas com vacinação atrasada. "Comerciantes fizeram esforços, trabalhadores fizeram esforços, profissionais de saúde trabalharam loucamente durante esse período, todo mundo exausto. Perdemos muita gente e não queremos voltar a perder tanta gente", disse Rui Costa. A informação foi divulgada pelo portal g1.