Preço da gasolina em Curitiba é um dos menores entre as capitais.
Governadores de 19 estados e do DF divulgaram carta no domingo (19).| Foto: Daniel Castellano/Arquivo Gazeta do Povo.

Um grupo de 20 governadores assinou uma carta para contestar as declarações do presidente Jair Bolsonaro de que a alta no preço da gasolina foi causada pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na manifestação, os governadores afirmam que não aumentaram o ICMS dos combustíveis nos últimos 12 meses, período no qual foi registrado aumento de 40% no preço do combustível.

"Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período", dizem no documento. Eles ressaltam que é necessário "falar a verdade" para resolver o problema.

"Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema", afirmam. Entre os governadores que assinam a carta estão: Flávio Dino (PSB-MA), Eduardo Leite (PSDB-RS), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Rui Costa (PT-BA), Cláudio Castro (PL-RJ), e Romeu Zema (Novo-MG). Na carta o nome de Bolsonaro não é citado, como mostra o portal Poder360.