Marcelo Queiroga,
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta terça-feira (7) que vai exigir quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados contra a Covid-19 que desembarcarem no Brasil. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, detalhou que, após o período, os viajantes deverão realizar um teste RT-PCR. Ele descartou a adoção da exigência do comprovante de vacinação, recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para pessoas que queiram entrar no país.

"É necessário defender as liberdades individuais, respeitar os direitos dos brasileiros a acessarem livremente as políticas públicas de saúde", afirmou. "Essa temática envolve as relações exteriores do Brasil e o Brasil é um país muito reconhecido exatamente por utilizar o princípio da reciprocidade", disse Queiroga.

Na segunda-feira (6), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso deu 48 horas de prazo para o governo se manifestar sobre o comprovante de vacinação. Os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco, também participaram do anúncio feito nesta tarde em resposta ao STF. Em novembro, a Anvisa fez uma série de recomendações ao governo para evitar o avanço da variante ômicron no Brasil. Com informações da Agência Brasil.