Força Nacional.
Força Nacional.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Justiça autorizou que a Força Nacional no Acre, trabalhe no apoio às forças policiais no estado. Nesta quinta-feira (18), foi publicada uma portaria com a autorização, válida por 60 dias, que pode ser prorrogada. Segundo o G1, o documento estabelece que as Forças Nacionais auxiliem "nas atividades de bloqueio excepcional e temporário de entrada no País de estrangeiros, em caráter episódico e planejado".

A decisão foi tomada após o aumento da tensão na cidade de Assis Brasil, onde imigrantes, na maioria haitianos, tentam atravessar para o Peru, que mantém as fronteiras fechadas devido a pandemia.

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), decretou situação de emergência no estado na terça-feira (16). O Acre enfrenta um surto de dengue, cheias nos rios, além da crise causada pela pandemia. No domingo (14), um grupo de imigrantes deixou os abrigos que ocupavam em Assis Brasil e se concentraram na Ponte da Integração, na fronteira com o Peru. Eles tentavam deixar o país, mas foram barrados pelas autoridades peruanas.