A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, mostra o documento assinado para a convocação de novas eleições no país, La Paz, 24 de novembro de 2019
A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, mostra o documento assinado para a convocação de novas eleições no país, La Paz, 24 de novembro de 2019| Foto: AIZAR RALDES / AFP

Em nota à imprensa, divulgada no início da noite deste domingo (24), o Itamaraty manifestou apoio do governo Jair Bolsonaro quanto à convocação de novas eleições gerais na Bolívia, já que as realizadas em outubro foram canceladas por suspeita de fraude, levando Evo Morales – que seria reeleito pela quarta vez – a renunciar ao cargo.

O senado e a câmara locais aprovaram neste sábado a lei de “Regime Excepcional e Transitório para a realização de Eleições Gerais”, promulgada neste domingo pela presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez. A legislação também proíbe a possibilidade de candidatura de Evo e seu candidato a vice-presidente, Álvaro García Linera, já ex-presidentes que tenham ocupado o executivo por dois mandatos não podem se candidatar. Confira a nota do Itamaraty:

“O Governo brasileiro felicita a Presidente Constitucional do Estado Plurinacional da Bolívia, Jeanine Áñez, pela promulgação da lei de convocação de eleições gerais. Trata-se de passo muito importante no caminho da consolidação da democracia na Bolívia. O Brasil congratula-se com o povo boliviano pelo compromisso em busca da pacificação do país por meio do diálogo no âmbito de suas instituições políticas”. Ainda não há data agendada para a realização das eleições bolivianas.