Governo decreta situação de emergência em cidades alagadas na Bahia e em Minas Gerais
| Foto: Divulgação / Prefeitura de Eunápolis

Em edição especial do Diário Oficial da União (DOU), o governo federal reconheceu na noite de sexta-feira (10) situação de emergência em cidades da Bahia e de Minas Gerais atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em postagens feita no Twitter.

“Fizemos há pouco, em edição extra do DOU, reconhecimento da situação de emergência de 17 municípios afetados pelas fortes chuvas na Bahia. O governo do presidente Jair Bolsonaro está mobilizado desde o final de novembro apoiando o estado no socorro às vítimas e resposta ao desastre”, escreveu o ministro, que também confirmou que a “Defesa Civil Nacional está apoiando as prefeituras [de 31 cidades mineiras] na elaboração dos planos de trabalho, buscando agilizar a liberação de recursos”.

Segundo informações da Agência Brasil de Comunicação, já são 25 municípios baianos em situação de emergência, de acordo com os decretos homologados e publicados no Diário Oficial. Cerca de 80 militares do Corpo de Bombeiros, além de 37 alunos e instrutores de cursos de salvamento, atuam nos resgate de vítimas e no apoio às comunidades, no extremo sul e em outras regiões do estado. Comida, água, medicamentos e outros itens estão sendo levados de forma prioritária para os moradores de 13 cidades.